Equipas




NORMAS ADESÃO 2014

Para que a equipa se possa inscrever deverá ter em conta as normas de adesão e candidatar-se a cada evento individualmente de acordo com as instruções que serão divulgadas pelas instituições responsáveis pela coordenação do evento.
Os numeros de porta serão os mesmos para todos os eventos, pelo que cada equipa deve cuidar de preservar o seu autocolante de numero. Sugerimos que as equipas criem uma plataforma vertical para afixar na parte superior do habitaculo na qual poderá colar os autocolantes.
As equipas com os numeros atribuidos são as seguintes:

- TEAM ARTIFORNO 501
- TEAM AUTOHIGINO 502
- TEAM TANQUELUZ/LM4 503
- VALVOLINAS TEAM/LM4 504
- ROTTA DO CABO 4X4/FAIANAS TT 505
- TEAM DABARROTE/XS5 506
- ROTTA DO CABO 4X4 507
- CONNECTED 508
- TEAM RCA 509

Nota: As equipas ordenadas nos três primeiros lugares do Extreme 2013 têm os seus números de porta atribuídos antecipadamente, começando pelas equipas Super-Proto. As demais equipas, quer já participantes em edições anteriores, quer novas, ser-lhe-á atribuido o numero por ordem de inscrição no primeiro evento e sucessivamente.

ARTIGO 1 - GENERALIDADES 

1.1. Um grupo de Adeptos do Trial 4x4 estabelece para o ano 2014 uma manifestação de Trial 4x4 denominada Extreme 4x4.
1.2. O Extreme 4x4 é um conjunto de demonstrações de trial 4x4, recreativas, amadoras, na óptica do desporto de lazer e da animação turística, destinadas aos adeptos da vertente mais extrema do 4x4, da aventura e do trial perícia.
1.3. O objectivo principal do Extreme 4x4 é a diversão e a divulgação da modalidade, assim como a promoção turística da região onde se desenvolvem os eventos. 
1.4 O projecto é composto por um conjunto de jornadas cujos locais e datas serão divulgadas oportunamente.
1.5 Os eventos serão realizados em percursos de obstáculos com um grau dificuldade elevado a ser abordados com grande habilidade, destreza e perícia.

ARTIGO 2 - PARTICIPANTES E EQUIPAS 

2.1. O projecto do Extreme 4x4 está aberto à participação de equipas formadas por pessoas idóneas que nutram o gosto pela modalidade, pela aventura e que se enquadrem no conceito recreativo/desportivo amador não competitivo.
2.2. O(s) condutor(es)  têm de estar habilitado(s) para conduzir a viatura em causa na via pública. O navegador terá que ter uma idade igual ou superior a 18 anos, salvo se este acompanhar o seu tutor legal.
2.3. O conjunto do condutor, viatura e um navegador, constituem uma equipa.
2.3.1 A equipa pode participar sem navegador e/ou pode usar mais do que um navegador diferente em cada evento. Um por vez, desde que esteja inscrito.
2.3.2 Durante o evento a equipa não poderá mudar de viatura.
2.4. A gestão dos recursos humanos é livre entre a equipa desde que ambos estejam legalmente habilitados.
2.5. A equipa será gerida pela pessoa que a inscreve no primeiro evento. Pode mudar, quer de nome, quer de recursos humanos quer de viatura (i.e. de evento para evento) desde que na mesma classe.
2.6. É da responsabilidade dos participantes, apresentarem-se nas suas plenas faculdades. Devem ainda ter consciência de possuir a robustez e a saúde física necessárias para participar neste tipo de eventos, tendo em conta que o mesmo não é isento de riscos.
2.7. Toda a movimentação e circulação quer nos percursos, zonas, quer nas deslocações, são da total responsabilidade dos participantes.
2.8. Os elementos da equipa entregarão à comissão organizadora um documento assinado por ambos em que assumem a total responsabilidade pela sua participação e as consequências que possam dai resultar.

ARTIGO 3 -VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS

3.1. Serão admitidas viaturas automóvel 4x4 (Todo-o-Terreno) ligeiras, divididas pelas seguintes classes:
3.1.1. Classe PROMOÇÃO
         3.1.1.1.Viaturas com as dimensões de produção,de acordo com as caracteristicas da marca e modelo.
Podem suprimir os para-choques,a parte superior da carroçaria(tipo pick up) e encurtar a carroçaria desde que esta se mantenha uma distancia minima de 20 cm entre a extremidade da carroçaria e a roda,quer a frente quer a traz.
         3.1.1.2.Podem ser instalados acessorios de proteção e segurança e as suspenções podem ser alteradas, desde que não sejam COILOVERS.
         3.1.1.3.As dimensões maximas das rodas são de 835mm (já c/ tolerancia de 2%).
         3.1.1.4.Viaturas sem capota ou com capota,rigida ou não rigida, terão de ter instalado um arco de proteção (roll-bar) que não ceda em caso de capotamento.
         3.1.1.5.A viatura tem de ter guincho a funcionar no inicio de cada evento.
        
3.1.2. Classe PROTO
3.1.2.1. Viaturas com as dimensões de produção de acordo com as características da marca e modelo. Podem suprimir os pára-choques, a parte superior da carroçaria (tipo pik-up) e encurtar a carroçaria desde que as RODAS NÃO ULTRAPASSEM a extremidade da carroceria,quer á frente quer atrás. 
3.1.2.2. Podem ser instalados acessórios de protecção e segurança e as suspensões podem ser alteradas.
3.1.2.3. As dimensões máximas das rodas são de 96.5 mm.
3.1.2.4. Viaturas sem capota ou com capota,rigida ou não rígida, terão de ter instalado um arco de protecção (roll-bar) COMPLETO, que não ceda em caso de capotamento.
3.1.2.5. A viatura tem de ter guincho a funcionar no inicio de cada evento.
3.1.3. Classe SUPER PROTO
3.1.3.1. Viatura com dimensões e preparação livre.
3.1.3.2. Terá de ter instalado um arco de protecção (Roll-Bar) COMPLETO, que cubra o habitáculo.
3.1.3.3. Estar providas de órgãos de segurança activa e passiva adequados à protecção efectiva dos ocupantes. (cintos de segurança, travões, protecções, etc.)
3.1.3.4. A viatura tem de ter guincho a funcionar no início de cada evento.
3.2. A organização é soberana no seu entendimento das características das viaturas. Pode e reserva o direito de fazer verificações técnicas e de segurança em qualquer momento. Pode também considerar a possibilidade de integrar a pedido da equipa, uma viatura da classe PROMOÇÃO na classe PROTO e/ou desta na SUPER PROTO, ou vice-versa.
3.3. Equipas que pretendam mudar de uma Classe para outra, podem faze-lo a qualquer momento. No caso da equipa pretender passar da PROMOÇÃO para a PROTO ou desta para a SUPER PROTO a pontuação na Classe original será eliminada e será actualizada na nova Classe com base na pontuação da Classe pretendida do último lugar em cada evento em que tenha participado. Se a opção for em sentido inverso não lhe será atribuído nenhuma equivalência de pontos.
3.4 À equipa é obrigatório e permitido usar, no percurso, os seguintes acessórios:
a) Cintas e luvas de trabalho [obrigatório.
b) Manilhas | Roda suplente (1) | Pranchas 2 | Hi-lift | Tirfort | Estacas | Ancoras | Marreta | Roldanas [permitido]
- Estes equipamentos se circularem a bordo da viatura terão de estar devidamente fixados.
3.5. Estas normas poderão ser complementadas por aditamentos divulgados oportunamente.
Nota: Segundo o Artº 5.2.5. das Normas Gerais é obrigatório o: "Uso de capacete (homologado pela DGV) e cinto de segurança".